Produções Musicais

DE CABEÇA NOVA,
Rodrigo Lana

Ouça

Baseado em sua música “Quebra-Cabeça”, o novo single de Rodrigo Lana apresenta diversas possibilidades musicais do mundo digital. O single será lançando junto com sua nova plataforma de criação e gravação.

VEJA BEM, MEU BEM,
Isabella Bretz

Ouça

Produção, gravação de piano, mixagem e masterização.
Arranjo: Isabella Bretz e Rodrigo Lana.
Música de Marcelo Camelo

QUEBRA-CABEÇA

Ouça

Com o grande desejo de gravar um disco com suas composições e arranjos, mas encontrando dificuldades para realizar esse processo da forma tradicional, o pianista e produtor musical mineiro Rodrigo Lana fez uma escolha que mudaria sua carreira a partir de então: mergulhou em suas habilidades musicais teóricas e práticas (adquiridas principalmente por seu estudo no piano, sua experiência no grupo Diapasão e em sua produtora Música Mundi), nas ferramentas que tinha em mãos e no infindável universo digital, pelo qual se apaixonou ainda mais.

Tal qual na alquimia, prática ancestral que buscava soluções miraculosas como a transformação de metais em ouro e a cura de todas as doenças através da combinação entre astrologia, antropologia, matemática, química, física, religião e outros conhecimentos, a grande riqueza deste disco está no seu processo de realização e no vasto material utilizado, não apenas no resultado final. O grande segredo está, de fato, na mistura delicada de seus elementos.

A cada escuta novos detalhes afloram: texturas, partículas, melodias e ritmos escondidos. Composições originalmente feitas no piano, abordando diferentes sentimentos, foram colocadas em ambientes que ora soam orgânicos e reais, ora soam fantásticos. Tudo isso foi realizado com gravações feitas por ele em seu estúdio ou pela criação de novos sons e timbres através de softwares. A mixagem, que é o processo de mistura de todos os sons que fazem parte da música, durou 7 meses. Nela, Rodrigo explorou suas criações e as colocou nos seus devidos lugares, alcançando a profundidade e sensações que pretendia.

Quebra-cabeça é um trabalho que vale a pena ouvir do começo ao fim, numa curta mas profunda viagem, de olhos fechados, visualizando suas próprias histórias a partir dos sons. É, portanto, um disco melhor aproveitado quando ouvido em bons fones. O EP é composto por 4 faixas autorais e 2 versões, tendo a capa assinada por Lucas Hallel.

CANÇÕES PARA ABREVIAR DISTÂNCIAS, Isabella Bretz

Download

Instigada por sua paixão por interculturalidade, Isabella percebeu-se inconformada com a fraca presença de literatura estrangeira em português na sua vida. “Percebi que em toda uma vida escolar, mal tive contato com o que era escrito em português fora do Brasil. No máximo alguns escritores portugueses. Mas o que se escreve no Timor-Leste? Que poetisas e poetas passeiam por São Tomé e Príncipe? Que palavras nascem das canetas cabo-verdianas?”

Decidiu, então, gravar um disco com 8 poemas musicados: todos de países que têm o português como língua oficial. Após um processo de leituras e pesquisas, escolheu quais escritores estariam presentes no disco: Adélia Prado (Brasil), José Luís Peixoto (Portugal), Mia Couto, (Moçambique), Conceição Lima (São Tomé e Príncipe), Vera Duarte Pina (Cabo Verde), Odete Semedo (Guiné-Bissau) Ana Paula Tavares (Angola) e Crisódio T. Araújo (Timor-Leste).

“Canções Para Abreviar Distâncias: uma viagem pela língua portuguesa” foi produzido por Isabella Bretz e Rodrigo Lana e co-produzido por Matheus Félix em parceria com o Música Mundi. “A sonoridade não foi pensada de forma homogênea, mas seguiu o que cada canção pedia individualmente, de acordo com os sentimentos e sensações que os textos nos transmitiram”, conta Isabella. Piano, violino e violão são os instrumentos centrais; acompanhados de acordeon, baixo, viola, violoncelo, percussões, instrumentos digitais e outros efeitos.  Ao vivo, o trio oferece uma outra experiência, apresentando as músicas em arranjos para instrumentos tocados por eles próprios, sem deixar de lado os sons digitais.

O projeto recebeu o apoio institucional da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), foi lançado em Portugal (continente e Açores) e levado a Cabo Verde a convite da Embaixada do Brasil para a “Morabeza – Festa do Livro de Cabo Verde”. A capa foi feita por Jackson Abacatu e 8 artistas brasileiros representaram os textos em ilustrações. Assim, com palavras, imagens e sons, em meio a distâncias geográficas e temporais, a linguagem se faz um grande vínculo, mostrando anseios comuns que nos unem.

FICHA TÉCNICA:

Músicas Poemar e Transitório compostas por Isabella Bretz, Rodrigo Lana e Matheus Félix
Outras músicas compostas por Isabella Bretz
Arranjos: Rodrigo Lana, Matheus Félix e Isabella Bretz
Produção Musical: Rodrigo Lana e Isabella Bretz
Coprodução musical: Matheus Félix
Idealização e Produção Executiva: Isabella Bretz
Gravação, mixagem e masterização: Rodrigo Lana
Ilustrações da capa e contracapa: Jackson Abacatu

Realizado entre Janeiro e Setembro de 2017, no Música Mundi, Belo Horizonte, Brasil.
CONTATOS: isabellabretz.com | facebook.com/bellabretz |
rodrigolana.com.br | musicamundi.com.br | facebook.com/musicamundionline

TRILHAS E VINHETAS, BELLA HORA
(Portugal)

Rodrigo Lana produziu todas as novas trilhas e vinhetas do programa de rádio Bella Hora, que vai ao ar por uma rádio portuguesa, Rádio Voz dos Açores.

DIAPASÃO AO VIVO,
Diapasão

Ouça

FICHA TÉCNICA:

Produção musical, pianos e composições (faixas 1 e 6): Rodrigo Lana Gravado em 2010 e lançado em 2011.

OPUS I,
Diapasão

Ouça

FICHA TÉCNICA:

Composições, Pianos/Teclados e Produção musical: Rodrigo Lana Gravado em 2005 e lançado em 2006 pelo selo Masque Records do Rio de Janeiro.

Algumas Participações

Pianos e teclados (faixas 2, 3 e 6)  para o disco “Tardhi”, de Bernardo do Espinhaço.

OUÇA

Piano e arranjo de cordas para “Cidade Violeta”, single de Fred Chamone.

OUÇA

Pianos e teclados para o disco “Irene Preta, Irene Boa”, de Irene Bertachini.

OUÇA

Pianos para o disco ANA, do Coletivo ANA.

OUÇA

Piano para a faixa “Samba do Apocalipse” do disco “Abaporu”, de Laura Lopes.

OUÇA

Piano e gravação para a faixa “O Rio Corta o Papel” do disco “Só o amor constrói” de Gustavito.

OUÇA

Teclado para a faixa “O menino e o Rio” do disco “Manhã Sã” de Bernardo do Espinhaço.

OUÇA

Pianos para o disco “O Alumbramento de um Guará Negro Numa Noite Escura”, de Bernardo do Espinhaço.

OUÇA

Teclado para a faixa “Doce Relento” do disco “A Beira do Dia” do Urucum na Cara.

OUÇA

Pianos (faixas 3 e 11) para o disco “Água Luz” de Alexandre Andrés.

OUÇA

Pianos (faixas 1 e 8) e composição, em parceria com Paulo César Anjinho da faixa “Flores Maças”, do disco “Flores Maçãs” de Paulo César Anjinho.

OUÇA